segunda-feira, 30 de junho de 2008

Higiêne e segurança no trabalho

É sabido que actualmente a vertente humana ocupa um lugar preponderante quer no processo industrial quer noutros sectores de actividade. Se outrora esta componente assumia um papel secundário, dando-se primazia à produtividade em detrimento das condições de trabalho, é certo que hoje prevalece a ideia de que a produtividade é também ela afectada por situações que decorrem de uma adaptação correcta ou não, do trabalhador ao ambiente envolvente do seu local de trabalho.
Assim, a higiene e a segurança são duas actividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa. A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

FACTORES QUE AFECTAM A HIGIENE E SEGURANÇADadas as especificidades de algumas actividades profissionais, as quais acarretam algum índice de perigosidade, é necessário que sobre as mesmas incidam procedimentos de segurança para que as mesmas sejam desempenhadas dentro de parâmetros de segurança para o trabalhador. Nesse sentido, é necessário fazer desde logo um levantamento dos factores que podem contribuir para ocorrências de acidentes, como sejam:Acidentes devido a CONDIÇÕES PERIGOSAS; - Máquinas e ferramentas - Condições de organização (Lay-Out mal feito, armazenamento perigoso, falta de Equipamento de Protecção Individual - E.P.I.) - Condições de ambiente físico, (iluminação, calor, frio, poeiras, ruído).Acidentes devido a ACÇÕES PERIGOSAS; - Falta de cumprimento de ordens (não usar E.P.I.) - Ligado à natureza do trabalho (erros na armazenagem) - Nos métodos de trabalho (trabalhar a ritmo anormal, manobrar empilhadores inadequadamente, distracções, brincadeiras.
Tendo por base os factos atrás enunciados, é hoje facto assente que os custos indirectos dos acidentes de trabalho são bem mais importantes que os custos directos , através de factores de perda como os seguintes : - Perda de horas de trabalho pela vítima - Perda de horas de trabalho pelas testemunhas e Responsáveis - Perda de horas de trabalho pelas pessoas encarregadas dos inquéritos - Interrupções da produção, - Danos materiais, - Atraso na execução do trabalho, - Custos inerentes às peritagens e acções legais eventuais, - Diminuição do rendimento durante a substituição A retoma de trabalho pela vítima
Com efeito, existem muitos casos em que é possível aumentar a produtividade simplesmente com a melhoria das condições de trabalho. De uma forma geral, a Gestão das Empresas ainda não explora suficientemente a melhoria das condições de higiene e a segurança do trabalho nem mesmo a ergonomia dos postos de trabalho como forma de aumentar a Produtividade e a Qualidade.


Assim, a produtividade é afectada pela conjugação de dois aspectos importantes:
- Um meio ambiente de trabalho que exponha os trabalhadores a riscos profissionais graves (causa directa de acidentes de trabalho e de doenças profissionais) - A insatisfação dos trabalhadores face a condições de trabalho que não estejam em harmonia com as suas características físicas e psicológicasPor parte dos trabalhadores de uma Empresa, o Emprego não deve representar somente o trabalho que se realiza num dado local para auferir um ordenado, mas também uma oportunidade para a sua valorização pessoal e profissional, para o que contribuem em muito as boas condições do seu posto de trabalho. Na perspectiva da administração dos recursos humanos e monetários correspondentes a uma empresa, torna-se assim preponderante o estudo dos factores de risco e/ ou segurança de um posto de trabalho (PT), os quais podem, conforme a área de actividade, ser avaliados pelos itens abaixo apontados, a saber:
1. O LOCAL DE TRABALHO;
2. MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS;
3. POSIÇÕES DE TRABALHO;
4. CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DO TRABALHO
5. MAQUINAS
6. RUÍDOS E VIBRAÇÕES
7. ILUMINAÇÃO;
8. RISCOS QUÍMICOS;
9. RISCOS BIOLÓGICOS;
10.PESSOAL DE SOCORRO
Após este processo de avaliação, pode-se estudar a possibilidade de aplicação de medidas que visam incrementar um maior nível de segurança no local de trabalho, nomeadamente a eliminação do risco de acidente, tornando-o inexistente ou neutralizando-o, isto é, o risco existe mas está controlado (tome-se por exemplo a aplicação de protecções em máquinas com correias, engrenagens, etc.). A estes pontos acrescente-se a sinalização de locais de risco de forma a evitar acidentes.
Um outro tipo de riscos a ter em conta são os chamados riscos ergonómicos já que por vezes verifica-se que os postos de trabalho não estão bem adaptados ás características do operador, quer quanto à posição da máquina com que trabalha, quer no espaço disponível ou na posição das ferramentas e materiais que utiliza nas suas funções. Para estudar as implicações destes problemas existe uma ciência que avalia as condições de trabalho do operador, quanto ao esforço que o mesmo realiza para executar as suas tarefas – a Ergonomia.
Conclui-se portanto que este processo global de implementação de medidas de segurança e higiene resultam necessariamente de uma interligação entre o empregador e o empregado, na medida em que a sua efectividade resulta das acções que ambos tomarem face às actividades desempenhadas.
Esta entrada foi publicada em Quinta-feira, 2 de Novembro de 2006 às 17:48 e está arquivada em Perspectivas. Poderá seguir as respostas a esta entrada através da alimentação RSS 2.0. Poderá deixar uma resposta ou trackback a partir do seu Web site.
Uma Resposta to “Higiene e Segurança no Trabalho”
izalina dos anjos mercedes Diz: 5 de Novembro de 2007 at 11:10
todos nos devemos de saber os riscos de trabalho que corremos e as prevencoes…devemos tambem de ter um equipamento de trabalho..e aquelas pessoas que trabalham nas obras parte delas nao usam o capacete, mas deviam de o usar, e tambem nao devemos de usar saltos altos. e o local de trabalho deve de se apresentar sempre limpo, e com higiene…

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